terça-feira, 30 de julho de 2013

Tão LIVRE e tão PRESA

O que é "ser livre" ? Somos livres? O que é "liberdade" ? 
Alguém consegue me responder? Não! Por quê? Porque ninguém é livre. 

Somos bobos, em achar que iremos ser livres depois que completarmos 18 anos, que ninguém irá mandar em nós. Muitos moram só, e têm que trabalhar para conseguir dinheiro, pois nessa Cidade Dos Homens, como definiu Santo Agostinho em sua obra,  não conseguimos nada sem o dinheiro, e só conseguimos o dinheiro batalhando e suando muito. E isso acaba nos deixando, de uma certa forma, presos ao trabalho. 


Liberdade... Nos dias de hoje não temos nem liberdade de expressão, não podemos nos expressar através de palavras que somos julgados por muitos, que muitas vezes não entendem nossos textos e não conhecem nossas histórias. Falo isso, por mim. Já fui sim, julgada por muitos textos mal compreendidos. 

De acordo com o Google, liberdade é não depender de ninguém.
Mas será mesmo que conseguimos não depender de ninguém? 
Segundo Immanuel Kant, considerado um dos maiores filósofos da Idade Moderna, "A liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pena própria vontade da pessoa;  a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis." Mas, como não relacionar "liberdade" com "leis" no Brasil? Se não relacionarmos, seremos presos e consequentemente, não seremos livres.
Para Jean Paul Sartre, conhecido como representante do existencialismo, " O homem é livre por si mesmo, independentemente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade."

Somos livres, pelas nossas escolhas, sonhos.
Somos presos, pelas nossas atitudes.
Enfim, somos todos "livres" e ao mesmo tempo, somos todos "presos".

Raissa Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário